Maio 18, 2022

Portal Advogados

Artigos Jurídicos

JOSEPHINE S. LOWELL, A Grande Dama dos Reformadores Sociais.

2 min read

Você sabia que o primeiro órgão de Defesa do Consumidor foi criado por uma mulher??

Sim!! Em 1880 Josephine S. Lowell, uma ativista ligada aos direitos trabalhista, criou a “New York Consumers League”. A princípio a organização visava melhorar os salários e as condições laborais das trabalhadoras de Nova Iorque.

A grande dama dos reformadores sociais criou e publicou uma “lista branca” contendo lojas conhecidas por tratarem bem seus trabalhadores e com isso orientava os consumidores que apenas adquirissem produtos dessas lojas. (Algo te soa familiar hoje?)

No começo a lista era bem pequena, mas foi ganhando corpo conforme outras cidades adotaram a mesma postura.

Em 1899, outra mulher, Florence Kelly, fundou a “National Consumers League”, cujo intuito era fomentar e incentivar a produção de empresas que respeitavam os direitos dos trabalhadores.

Embora a inciativa visasse proteger a relação trabalhista num primeiro momento, sem perceber essas mulheres mostraram a força que consumidores unidos podem exercer no mercado capitalista.

Orientando a população a adquirir produtos de lojas que respeitassem os direitos humanos, criaram uma consciência social nos grandes empresários a adotarem boas práticas com seus trabalhadores para não perderem o prestígio de seus consumidores.

Não à toa, ainda hoje, existe um direcionamento de consumidores socialmente engajados que utilizam a internet para denunciar empresas que não respeitam os direitos trabalhistas, empresas de cosméticos que ainda se utilizam de testes em animais, que não respeitam as boas práticas ecológicas, etc. com o fito de boicotarem suas vendas.

E você, já deixou de consumir de alguma grande empresa pelas más práticas comercias delas?? Deixe nos comentários!!


Karen Oliveira dos Anjos

Bacharel em Direito desde 2015, inscrita na Ordem de Advogados do Brasil, na Seção do Rio de Janeiro. Extensão pela FGV/Rio em Direito Societário e Mercado de Capitais ; Planejamento Tributário e Processo Tributário Estratégico. Extensão pelo Instituto Legislativo Brasileiro em Direito do Consumidor. Empreendedora e Criadora de Conteúdo Jurídico Digital.

https://www.instagram.com/anjoslaw/
E-mail: anjos.contatojuridico@gmail.com
Site: https://anjoscontatojuridi.wixsite.com/karenanjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.