Maio 11, 2022

Portal Advogados

Artigos Jurídicos

Hospital do Coração de Sobral recebe visita técnica de organizadores do programa Boas Práticas do Hcor

2 min read

O Hospital do Coração de Sobral está participando do programa Boas Práticas Clínicas em Cardiologia (BPC), realizado pelo Hcor por meio do PROADI-SUS – Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde. O objetivo do programa é contribuir com a diminuição dos índices de mortalidade de pacientes acometidos por doenças cardiovasculares, apontando diretrizes assistenciais em cardiologia. Na terça-feira (07/12), a instituição recebeu a visita técnica de organizadores do BPC, iniciando a busca pela certificação de Centro de Excelência em Cardiologia.

Na ocasião estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Saúde, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobral, que também recebem pacientes cardiológicos oriundos de Sobral e região.

Boas Práticas Clínicas em Cardiologia (BPC)

O programa é uma adaptação ao contexto brasileiro do projeto Get With The Guidelines, da American Heart Association (AHA) que, junto ao Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), liderados pelo HCor no Brasil, concederam a certificação à hospitais do SUS no país. As instituições certificadas são reconhecidas pela adesão em mais de 85% às práticas clínicas preconizadas mundialmente. O BPC monitora 21 indicadores em três condições: síndrome coronariana aguda, insuficiência cardíaca e fibrilação atrial, com o objetivo de avaliar as diretrizes adotadas nas práticas médicas nos hospitais.